Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Olá..Caros Alunos....

Bom...como já mencionei em sala,estou aceitando sugestões de matérias para este.O pessoal do terceiro ano,tem contribuído e muito..esta matéria é da Antônia Roberlânia...Leiam..e como toda matéria postada,o comentário é do próprio autor...
Obrigadão Roberlânia...



Bjs Mil







A GRIPE E SUAS MUTAÇÕES


A Gripe suína espalha-se por todos os continentes e leva a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a existência de uma pandemia.

Em abril soube-se que um novo vírus circulava pelo mundo. Apesar do nome gripe suína ,o vírus da influenza A/H1N1 2009 não é transmitido por porcos: é um vírus humano, tão bem adaptado á transmissão de pessoa para pessoa que, em dois meses, atingiu todos os continentes.

• Como é o vírus:

Um vírus fora do corpo de um hospedeiro parece ser inanimado. Mas no interior do organismo ‘’certo’‘ é o mais perfeito parasita da natureza. É uma combinação de cinco genes de gripe suína, dois da aviária e um da humana.

• Os perigos do vírus:

A humanidade é bastante vulnerável á novos tipos de vírus de gripe, chamados de influenza.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, todos os anos, até 15% da população mundial fique gripada. Os sintomas costumam passar em uma semana. A coisa pode ficar mais séria para alguns, especialmente os mais debilitados , grávidas e os idosos. Eles são boa parte dos até 500 mil gripados que morrem todo ano sobre tudo por complicações respiratórias e cardíacas.
Assim pelas estimativas da OMS, a gripe comum causa em seis horas uma quantidade de mortes semelhantes á da ‘’gripe suína’‘nas nove primeiras semanas. O perigo aqui é que , quando se trata de um vírus novo, ninguém pode dizer com exatidão o que ele fará. Como afirma a doutora Margareth Chan, diretora geral da OMS ‘’ o vírus é quem escreve as regras , e esse, como todos os vírus influenza, pode mudar as regras sem motivo, a qualquer hora.’‘

• Transmissão:

1. Transmissor
O vírus da gripe embarca na saliva e em secreções respiratórias, que se espalham com tosses, espirros, mãos e objetos contaminados.
2. Respiração
Atingindo as mucosas do sistema respiratório ou dos olhos, o vírus se espalha pela corrente sanguínea.







Notícias Atuais
O número de infectados pelo vírus da gripe A (H1N1) já chega a 182.166 no mundo todo e um total de 1.799 pessoas morreram em decorrência da doença, segundo os últimos dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números mostram que foram registrados 337 óbitos a mais que na semana anterior, quando a OMS emitiu seu último balanço. Mais uma vez, a OMS lembra que o número de infectados do balanço não representa exatamente a situação real, já que os países não são mais obrigados a comunicar cada caso, dado que a grande maioria é leve e não são realizados testes em laboratórios para confirmar a existência do vírus.

Segundo os dados desta quarta, a região mais afetada é a América, com 105.882 casos e 1.579 mortes. Em seguida vem a Europa com "mais de 32 mil casos" e 53 óbitos, a região do Pacífico Ocidental com 27.111 casos e 50 mortos, o Sudeste Asiático com 13.172 casos e 106 mortes e a África, com 1.469 casos e três vítimas fatais.


É possível prevenir a doença ?

Sim. Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogue o lenço no lixo após o uso. Lave bem as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Você também pode usar produtos à base de álcool para limpar as mãos. Evite tocar os olhos, boca e nariz, porque os germes se espalham desse modo. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres. Evite contato próximo com pessoas doentes. Alimente-se bem.

Quais sintomas indicam que eu posso estar com a nova gripe?

Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.

O que eu NÃO devo fazer?

Não deixe passar 48 horas do início dos sintomas sem fazer nada. Não recorra à automedicação nem fique em casa tomando chazinho. Também não fique obcecado pela ideia de fazer a todo custo o teste para confirmar se você tem o A (H1N1) ou não. Médicos e hospitais vão tratá-lo, independentemente da confirmação laboratorial. Eles vão se orientar pelos sintomas, não pelo teste do H1N1. Também não corra para um hospital se você não está com os sintomas descritos. Muitos hospitais ficaram lotados recentemente com o assédio de pessoas que não tinham nem gripe comum. Evite todos esses extremos. Não há razão para pânico.



Fonte : Organização Mundial da Saúde ( OMS)



Vacina da nova gripe estará disponível para o inverno de 2010, diz ministério

Vacina será produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo.
Medo de contaminação fez atendimento crescer nos hospitais.


O Ministério da Saúde informou neste sábado (18) que a vacina contra a nova gripe só deve estar disponível para a população brasileira no ano que vem. Ela será fabricada pelo Instituto Butantan, de São Paulo. O principal objetivo do ministério é o de evitar uma nova onda de contaminação no próximo inverno.





EM GOIÁS


A Secretaria da Saúde divulgou o boletim desta semana sobre os casos de gripe suína (influenza A) em Goiás. Até o momento foram diagnosticados 26 casos da doença no Estado, todos confirmados por laboratório. Goiânia registra o maior número de casos confirmados, 15, seguida de Anápolis, com três casos. Foram notificados ainda 23 casos suspeitos.


Goiás: Gripe suína avança pelo interior


Estão sendo investigados casos em Senador Canedo e Rio Quente. Há mais uma morte em investigação

As cidades de Rio Quente e Senador Canedo registraram um caso suspeito, cada uma, de pessoa que contraiu influenza A, a gripe suína. Agora aumentou de 12 para 14 as cidades goianas que têm ocorrências confirmadas ou suspeitas de infecção pelo vírus H1N1, incluindo Goiânia. Mais 2 casos foram confirmados na capital, elevando para 28 a quantidade de pessoas que contraíram a doença.

O relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelou que subiu para 33 o número de pessoas suspeitas de contrair a gripe suína no Estado – aumento de 43% em relação ao último relatório divulgado, com 23 ocorrências sob suspeita. O local provável de infecção dos pacientes confirmados ainda é em grande parte o exterior, mas as últimas duas pessoas infectadas possivelmente contraíram a doença no País, evidenciando a circulação da influenza A por aqui.

Considerando os casos descartados entre a quarta-feira passada e ontem, foram notificadas 15 novas ocorrências suspeitas nos últimos sete dias em todo o território goiano, além de uma morte que está sendo investigado se teve como causa a gripe. No total, quatro mortes estão sendo investigadas em Goiás.
Embora a influenza A demonstre estar ganhando espaço em território goiano, profissionais da área de saúde explicaram que não há motivo para pânico, uma vez que o Estado registra índices de infecção bem menores que o restante do País, principalmente em relação aos Estados do Sul e Sudeste. Um dos motivos atribuídos à lenta expansão da gripe A é o clima seco e quente de Goiás, que não é propício à contaminação.

De acordo com o diretor-geral do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Boaventura Braz de Queiroz, como o inverno é mais rigoroso no resto do País, as condições climáticas são mais favoráveis à disseminação da gripe suína. Tanto é que, segundo Boaventura, seja provável que o hemisfério norte apresente grande avanço da H1N1, assim que começar o inverno por lá, a partir de dezembro. Sobre a taxa de letalidade da doença, Boaventura explicou que não há indícios de que o vírus tenha se fortalecido.

As aulas nas escolas municipais de Valparaíso, no entorno de Brasília, estão suspensas desde a tarde de ontem, depois que uma aluna de 4 anos da rede municipal de ensino morreu com suspeita de ter contraído a doença. A menina havia sido internada em um hospital da região, com um quadro grave de pneumonia. A previsão é de que as atividades escolares na cidade sejam retomadas no dia 22.

Estudo com vacina começa em setembro
O Instituto Butantã decidiu realizar um estudo clínico a partir de setembro, com cerca de 500 pacientes, para testar três tipos de vacina contra a gripe – as imunizações contra a gripe sazonal, a suína e a aviária. A instituição recebeu ontem a cepa do novo vírus A (H1N1), enviada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a produção da vacina contra a gripe suína.

De acordo com Isaías Raw, presidente da Fundação Butantã, no caso da vacina da gripe suína, os testes clínicos, que deverão ser realizados até o fim deste ano, serão feitos com doses importadas da França e preparadas no Brasil. A instituição já tem uma produção pronta, própria, das vacinas contra a gripe aviária e sazonal para as análises.

A urgência da disponibilização da vacina contra o vírus da gripe suína fez a instituição decidir que não vai realizar análises em humanos da sua produção própria do imunizante. Segundo Isaías Raw, os primeiros lotes, que deverão ser entregues no primeiro semestre do ano que vem, não vão precisar do estudo porque já existiram os testes com a vacina proveniente da França. Raw voltou a defender que não se utilize a vacina em grávidas. “Nenhuma vacina de gripe foi usada em gestantes”, alertou

Fonte: Jornal O Popular e Agência Estado (13/08/09 - jorn. Adriano Marquez Leite)

















Está claro que o vírus A/ H1N1 mais conheçido como ‘’gripe suína’‘ está se propagando muito rápido, pessoas estão morrendo e o medo e a insegurança está em todo lugar. A cada dia que se passa novos casos apareçem. Se realmente pararmos para pensar será que o governo está realmente investindo na saúde colocando pessoas capacitadas para auxiliarem as pessoas infectadas, e as campanhas de prevenção? Estão realmente sendo colocadas em prática ?
A utilização do álcool em gel está acontecendo em lugares onde há um grande fluxo de pessoas ? Enfim são perguntas que somente podemos encontrar resposta vendo a diminuição da propagação do vírus ou o aumento dos casos. Mas não é uma tarefa apenas do governo ,a população tem que se conscientizar da situação de risco em que o mundo todo se encontra e dar realmente ouvidos a aquilo que está sendo pedido para previnir o contágio da gripe. A vacina que está sendo criada para combater a doença só estará disponível no ano que vem, ela é o que dará mais segurança para todos nós
o Instituto Butantan, de São Paulo que a está fabricando deve realmente se empenhar em terminar de fabricá la até o proximo inverno , para acabar de vez com essa pandemia que está tirando a paz do mundo inteiro.


Atenciosamente ,

Antonia Roberlânia G. Da Silva

1 comentários:

Annick Melo (: disse...

Que lindo..

Tou com esse blog: http://monologosencatados.blogspot.com/
São monologos de filmes romanticos
acho que você vai gostar!

Beeijos

Postar um comentário