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terça-feira, 10 de maio de 2011

Nos vestibulares, fique atento à prova de Redação!

Nos vestibulares, fique atento à prova de Redação!

A redação é considerada, por todas as importantes universidades, como um dos mais eficazes instrumentos voltados para avaliar a capacidade de expressão do estudante. Em vista disso, tanto pode ser classificatória, contribuindo para a aprovação do candidato, como eliminatória. Daí a necessidade de se investir nessa atividade, visando não apenas ao vestibular, mas também à carreira universitária, em que a leitura e a escrita se farão até mais presentes do que ao longo do ensino médio. Portanto, têm maiores chances os estudantes que se preocupam em preparar-se adequadamente para a prova de Redação.
Veja, abaixo, alguns dos critérios de avaliação adotados pelos vestibulares mais concorridos do País:

1. Uma boa redação apresenta adequação ao tema (proposto pela Banca Examinadora), domínio do tipo de texto (em geral, dissertativo), coesão (conexão entre as partes do texto, garantida por conjunções, preposições, pronomes e advérbios – entre outros recursos coesivos), coerência (harmonia entre as ideias, assegurada pela devida seleção de argumentos que deem sustentação à tese defendida no texto) e linguagem de padrão culto, preferencialmente diversificada, que revele estreito contato com a leitura e a escrita. Isso envolve também a obediência às normas gramaticais.

2. A preparação consiste no hábito de ler tanto quanto possível, além de treinar a escrita, claro. A leitura deve incluir vários tipos de texto, encontrados em jornais, revistas semanais, mensais, literatura de ficção e não ficção, além de HQs, gibis, tirinhas, revistas sobre cinema, música, esportes etc. Quanto mais diversas forem as fontes a que o estudante recorrer, maior será seu repertório cultural, o que lhe garantirá um conteúdo mais rico no momento de produzir suas próprias redações. Fazer redações de temas que já foram propostos nos vestibulares em que o estudante esteja interessado também é uma excelente maneira de se preparar.

3. Os erros que implicam anulação da redação ou notas muito baixas são fuga ao tema proposto e ao tipo de texto. Mesmo os textos brilhantes que fugirem ao tema, ou seja, que abordarem outro assunto que não o apresentado pela Banca Examinadora, serão punidos com nota zero. E caso seja pedida a modalidade dissertativa, se o candidato fizer narração, poema ou qualquer outra modalidade redacional diferente da solicitada, também receberá zero. Desvio do tema, linguagem inadequada, desconsideração das normas gramaticais comprometem a nota.

4. Em geral a modalidade predominante nos exames vestibulares é a dissertativa, que pode ser identificada nos editoriais dos jornais.

5. Recomenda-se aos estudantes que fiquem atentos a tudo aquilo que os cerca e que procurem desenvolver o senso crítico e o espírito reflexivo, para que, ao fazerem a leitura de qualquer tipo de texto, apreendam o conteúdo (de que trata o texto?) e a forma (como foi escrito determinado texto?). Isso os ajuda a tornarem-se mais seletivos, imitando apenas os bons textos. Além disso, no vestibular, os candidatos devem iniciar a resolução da prova pela redação, fazendo um rascunho do texto, passando para as questões e depois voltando à redação. Manter alguma distância do texto ajuda a lançar, na revisão do rascunho, um olhar mais crítico, que permite um aperfeiçoamento da escrita. Revisão gramatical deve ficar por último.

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